Lean Manufacturing
A equipe da BLUE T&D mantém estreito contato com as principais escolas de negócios e sempre buscando utilizar metodologias reconhecidas mundialmente pelo seu sucesso comprovado, beneficiando tanto processos como pessoas. Principais metodologias:
Lean manufacturing do inglês é traduzida para o português como manufatura enxuta é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios: produzir mais do que necessário, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.
Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. As ferramentas "lean" incluem processos contínuos de análise, produção puxada e elementos/processos à prova de falhas.
A Manufatura Enxuta foi desenvolvida pelo executivo da Toyota, Taiichi Ohno, durante o período de reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial.
Os pontos-chave da Manufatura enxuta são:
• Qualidade total imediata;
• Minimização do desperdício;
• Melhoria contínua;
• Processos "pull" - os produtos são retirados pelo cliente final;
• Flexibilidade - produzir diferentes lotes de grande variedade de produtos, sem comprometer a eficiência devido a volumes menores de produção;
• Construção e manutenção de uma relação a longo prazo com os fornecedores.
O termo neurociência é aplicado à ciência que se dedica ao estudo, observação e análise do funcionamento do sistema nervoso central.
A neurociência aplicada ao treinamento trabalha no sentido de estimular o indivíduo a pensar e a construir, de forma produtiva, as soluções adequadas ao seu mapa mental, isto é, a suas preferências.
Somos movidos pelas nossas preferências que quando atendidas nos proporcionam prazer.
A neurociência sugere que a sensação prazerosa no cérebro é gerada quando o indivíduo encontra suas próprias respostas, tem suas próprias ideias e formula suas próprias soluções.
“A neurociência nos revela que somos seres de hábitos e que o cérebro pode, sim, ser estimulado e treinado”.
O conhecimento advindo de experimentos e descobertas dos neurocientistas expandiu, significativamente, a neurociência, o que permitiu uma contribuição crescente no aperfeiçoamento de técnicas já existentes e na criação de novas técnicas.
Com a aplicação dos conhecimentos da neurociências em treinamento temos levado profissionais a elevarem sua produtividade e realização profissional.
A Psicologia Positiva é um termo amplo que engloba o estudo dos aspectos saudáveis do viver e por decorrência do relacionamento.
Ela estuda as emoções positivas (felicidade, prazer), traços positivos do caráter ( sabedoria, criatividade, coragem, cidadania, etc.), relacionamentos positivos ( amizade, confiança, vínculos afetivos saudáveis) e as instituições positivas (escolas, empresas e comunidades).
A psicologia positiva se propõe a focar mais nas forças que nas fraquezas.
Busca promover mais as qualidades do viver do que reparar o que vai mal. Não se trata do que conhecemos como pensamento positivo, se trata de uma abordagem científica do que torna a vida plena e feliz.
Uma característica central da psicologia positiva é que todas suas aplicações são empiricamente testadas e informadas. No mundo corporativo o foco são as habilidades e competências de destaque que são valorizadas.
Busca-se o prazer na atividade, a paixão pelo que se faz. Como consequência temos ganhos de produtividade, o sucesso e o reconhecimento.